Prorrogada até março de 2025 proibição da pesca do dourado em MS

29/02/2024 22:22 Justiça
peixe Dourado - Crédito: Christian Dalgas Frisch/ Divulgação
peixe Dourado - Crédito: Christian Dalgas Frisch/ Divulgação

Foi sancionada nesta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, a lei que prorroga por até 2025 a proibição da pesca, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização da espécie do peixe dourado, em Mato Grosso do Sul.

Ainda conforme prevê a lei, estão permitidas as modalidades de “pesque e solte”, o consumo dos pescadores profissionais e ribeirinhos, e os exemplares criados em cativeiro.

O que diz a lei

Até março de 2025, período de restrição, devem ser elaborados estudos técnico cientifico e econômico que embasem a nova prorrogação da vedação imposta, com o objetivo identificar os efeitos da aplicação desta Lei e a sua efetividade.

Fiscalização

Cabe ao Poder Executivo coordenar, acompanhar e monitorar os estudos, devendo ser ouvido o Conselho Estadual da Pesca (CONPESCA/MS) e as demais entidades do setor pesqueiro. O acompanhamento, o monitoramento e os estudos devem incluir e considerar as diferenças dos elementos que compõem as bacias hidrográficas do Rio Paraguai e do Rio Paraná.

Fonte: G1 / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.