Falta de atendimento especializado a criança de 1 ano no Hospital de Itaporã, revolta família

04/03/2014 16:03 Itaporã
Criança com caroço no pescoço aguardando pediatra desde domingo.. iFato
Criança com caroço no pescoço aguardando pediatra desde domingo.. iFato

Na manhã desta terça-feira de carnaval (04), um cidadão Itaporaense procurou o vereador Gladstone Rafael (PTB), que entrou em contato com nossa reportagem. O motivo, falta de atendimento especializado para sua filha no Hospital Municipal de Itaporã.

Agnaldo Alves Fernandes, de 36 anos, relata que sua filha, M. S. S. F., de 1 ano, deu entrada no Hospital no domingo, dia 02, está lá até hoje (04), e não foi consultada por uma pediatra. “A menina estava com febre, bem nervosa, não parava de chorar, e com esse caroço crescendo no pescoço, só foi consultada por clínicos gerais e eles mesmo falam que ela precisa passar por uma especialista, para avaliação exata do caso”, confirma o pai.

A mãe da menina descreve o que tem passado nos últimos três dias, “ouvimos nos corredores que não tem a maioria dos remédios. (...) Muita burocracia para atender com pediatra, primeiro tem que passar por clínico geral, de qualquer jeito depois ele vai mandar para a pediatra, para que passar pelo clínico antes, só demora mais (comprovado em foto ao lado). (...) A alimentação não é para pessoas doentes, que precisam se fortalecer. (...) Ouvíamos outras mães falarem e agora temos certeza, a pediatra não atende aqui no Hospital, ela só atende no Posto de Saúde e vai embora”, confirma Elisângela. Outra família que estava com seu filho internado, confirmou tudo o que foi falado pela mãe da menina, reforçando que a especelista só vem até o hospital, em caso de acompanhamento de partos.

Há poucos minutos, a menina foi levada para Dourados para dar entrada no Hospital Universitário, porém segundo Agnaldo, a vaga só foi conseguida direto pelo médico, “o Doutor Vinicius (clínico geral) passou aqui, viu ela, falou que ela devia ser transferida, que ele tinha contato no HU e iria ver se conseguia uma vaga com uns amigos dele”.

Instantes depois de nossa reportagem chegar no Hospital, o secretário de Saúde, João Alberto, entrou em contato conosco, explicando a situação do caso. Depois fomos procurado pelo diretor, Manoel, onde o mesmo nos explicou alguns pontos, “A doutora Elisângela (pediatra) atende 15 consultas no Centro de Especialidades, e depois vem atender as crianças que estão aqui, isso de segunda a sexta. Feriados e finais de semana ela fica de pronto aviso para qualquer emergência, infelizmente neste feriado ela não está em Dourados, por isso não veio atender este caso”.

Segundo informações de pessoas que estão no Hospital, neste momento foi convocado um site da cidade, parceiro da atual administração, para tentar tirar o foco deste conteúdo escrito acima.

O site está cada vez mais, estreitando laços com pessoas que queiram expor situações como esta. Para os problemas serem corrigidos, eles tem que ser apresentados.

 

Fonte: iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.