Liminar determina que educadores retornem ao trabalho

28/07/2014 20:27 Educação
Greve na educação teve início no dia 15 de julho.. Foto: Divulgação/Simted
Greve na educação teve início no dia 15 de julho.. Foto: Divulgação/Simted

Liminar emitida na manhã desta segunda-feira (28) pelo desembarcador Julizar Barbosa Trindade, determina que os servidores lotados na Rede Municipal de Ensino de Dourados devem retornar ao trabalho com pelo menos 80% do efetivo.

Desde o dia 15 de julho os educadores paralisaram as atividades. Eles alegam desacordo com a administração municipal em relação a política salarial e outras melhorias.

Caso não seja cumprida, a liminar prêve ao Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados, o pagamento de multa diária de R$ 25 mil.

Apesar da notificação, o sindicato tem agendado para a manhã de terça-feira, nova assembleia para discutir os rumos da greve.

ENTENDA A GREVE

A greve acontece porque o Simted de Dourados reivindica junto ao governo municipal o cumprimento da lei nacional do piso de 20 horas para o magistério, abertura de concurso público, alteração na lei de readaptação que prejudica os vencimentos dos trabalhadores readaptados, inclusão dos servidores administrativos no Plano de Cargos e Carreiras da Educação e garantia do direito de aposentadoria especial para coordenadores das escolas.

Já a Semed propôs aos professores que o que é possível neste momento, devido à crise financeira que atinge o município, conceder o reajuste de 8,32% para professores e de 6,15% para os administrativos a partir de julho, retroativo a abril, como determina a lei.

O reajuste do período seria concedido em três parcelas, junto com o salário já corrigido em julho. Já com relação ao piso, a Semed alega que a reivindicação representa dobrar o valor pago em folha atualmente e isso demanda um grande volume de recursos.

Ainda conforme a secretaria, a proposta neste aspecto é que até outubro deste ano seja apresentado ao Simted um estudo de como conceder o piso da forma como o sindicato reivindica. A proposta de reajuste salarial foi aprovada em regime de urgência em sessão realizada na segunda-feira passada na Câmara Municipal.

 

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.